Você sabia que há conexão direta entre a sustentabilidade corporativa e os lucros de um negócio? Entenda.
Você sabe o que conecta a sustentabilidade corporativa com o faturamento das empresas? Não?
De acordo com uma pesquisa executiva global realizada sobre sustentabilidade, um fator importante é a inovação do modelo de negócios e inserção de produtos/serviços sustentáveis no mercado.
Muitos gestores dizem que as atividades de sustentabilidade de sua empresa aumentaram os lucros e têm duas vezes mais chances de dizer que a sustentabilidade fez com que sua organização mudasse seu modelo de negócios, assim como o negócio da Greif, fabricante líder de embalagens industriais.
Nos últimos três anos, Greif tem colaborado mais com clientes e organizações não governamentais por questões de sustentabilidade. Essas colaborações ajudaram a empresa não apenas a estabelecer metas, como a redução de gases de efeito estufa emitidos, mas também proporcionam novas oportunidades para o envolvimento do cliente e o desenvolvimento de novas capacidades corporativas.
Uau! Essa ideia é tão incrível quanto nossa Pia Portátil.
E tem mais…
A colaboração com os clientes está ligada a um elemento do programa de sustentabilidade da Greif: negócios e inovação do modelo. Por exemplo, Greif trabalhou análises com clientes sobre o ciclo de vida de vários de seus produtos. A colaboração identificou novas oportunidades de negócios relacionadas ao recondicionamento e prolongando a vida útil de uma importante linha de produtos, aço e tambores de plástico. Greif agora possui o maior recondicionador global de embalagens industriais, EarthMind Life Cycle Services.
Em 2011, a energia global da equipe ajudou a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, por unidade de produção em 10%, em relação aos níveis de 2008. Greif agora tem equipes semelhantes para metas de sustentabilidade ligados à energia, aos resíduos e à água.
Se pararmos para analisar, a história de Greif não é muito diferente da história do Laveco - Lavatório Ecológico. Não é mesmo?
A pia portátil foi desenvolvida com base em causas, como: A sustentabilidade, o racionamento de água e a ecologia. A pia portátil é a única que é completa, móvel e ecoeficiente, sendo possível reutilizar a água para fins não potáveis, além de economizar mais de 60% de água do que uma pia comum e evitar obras desgastantes.
E você sabe qual o nome dado ao modelo de negócios de Greif?
Demos o nome de Inovadores Orientados para a Sustentabilidade àqueles negócios que mudaram seu modelo por causa da sustentabilidade e também geraram lucros com suas atividades e decisões relacionadas à sustentabilidade.
Os Inovadores Orientados à Sustentabilidade são mais propensos a relatar que seus clientes expressam uma preferência por produtos sustentáveis. Em qualquer empresa, a demanda dos clientes por produtos podem ser uma força convincente para a mudança de uma organização.
Mas e você? Apoia essa causa? Você já tem uma pia portátil ou outro produto que tenha um apelo sustentável?
Comments