Documento Técnico da PIA PORTÁTIL LAVECO e informações sobre REGULAMETAÇÃO DA ANVISA
O LAVECO - Lavatório Ecológico é um produto inovador que foi destaque de matéria de capa do SEBRAE e teve premiação em primeiro lugar em um concurso de Startup promovido pelo FIESP - CIESP. A TV GLOBO, no seu programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, também divulgou uma matéria sobre a praticidade de lavar as mãos, através de uma pia portátil.
A Marca LAVECO vem se consolidando cada vez mais no mercado, pois a lavagem das mãos é considerada uma das medidas mais eficazes para garantir a segurança sanitária em diversos setores, e a pia portátil Laveco oferece uma solução prática e eficiente para atender a essa necessidade fundamental. Saiba mais em: www.laveco.com.br
Declaramos a quem possa interessar, que a pia portátil da marca LAVECO utiliza um dispenser saboneteiro com refil bactericida que é APROVADO PELA ANVISA. REGISTRO DA ANVISA: Aut. Funcionamento MS: no 2.07139-3 . / . Processo MS – No 25351.673490/2018-46. Para alguns modelos de lavatórios, possui o dispenser álcool em gel que também se enquadra na aprovação da ANVISA.
Produzimos este documento para tornar conhecido sobre as documentações do produto para fiscais da vigilância sanitária, consultores e profissionais da área da saúde ou alimentação. O produto é aceito e indicado por vários profissionais, sendo já utilizado em aeroportos, hospitais, clínicas, restaurantes, etc. O lavatório possui as seguintes documentações:
1) AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: (POSTO AEROPORTUÁRIO DE VIRACOPOS). (Anexo I). Avaliação satisfatória. Protocolo 488233174 - Documento 252/2017
2) Documento realizado por uma assessoria: O lavatório da marca LAVECO também possui uma declaração, que relata que o produto atende as exigências da vigilância. (Anexo II)
3) Documento da ANVISA: O LAVECO - Lavatório Ecológico utiliza um refil BACTERICIDA no dispenser saboneteira. Este insumo possui aprovação. Veja o anexo III sobre a APROVAÇÃO da Anvisa.
4) A pedido da Anvisa, elaboramos o documento PLD (Plano de Limpeza e Desinfecção). Veja anexo IV
DOCUMENTOS:
Em retorno ao protocolo 488233174, em 11 de Abril, notificação Nº 252/2017, viemos através deste ofício, responder os questionamentos finais sobre o equipamento LAVECO (PLD)
PLD - PLANO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO
O Laveco orienta os seus clientes para que sigam rigorosamente os métodos legais de limpeza e desinfecção do equipamento. Abaixo descrevemos as operações e detalhes do PLD:
MÉTODO I - Limpeza
-retirar os resíduos e descartar adequadamente;
-friccionar pano e/ou escova embebida com água e detergente nas superfícies, retirando os resíduos deixados após operação;
-enxaguar com água limpa e ou pano úmido;
-secar com pano limpo;
-promover o descarte dos panos utilizados na operação, acondicionando- os em recipientes ou sacos plásticos que devem estar de acordo com as normas regulamentares pertinentes.
MÉTODO II - Desinfecção
Limpeza da área contaminada;
-aplicar sobre a área atingida o desinfetante indicado em toda a superfície; -aguardar tempo de ação conforme indicação do fabricante, que deve estar de acordo com normas regulamentares;
-enxaguar, utilizando outro pano, repetidas vezes, com água limpa;
-secar com pano limpo;
-Promover o descarte dos panos utilizados na operação ou, quando reaproveitáveis, acondicioná-los em recipientes fechados e seguros (contêineres ou sacos), para posterior limpeza e desinfecção.
POP – PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
Abaixo descrevemos o POP para a devida limpeza que deve ser realizada periodicamente. Para atender as normas e fiscalização da ANVISA, o Laveco orienta os clientes para que seja fixado na parte traseira ou interna do lavatório, um ofício tamanho a4 para o controle do POP com a data, horário e responsável pela higienização. O responsável deverá seguir o POP na íntegra, checando e assinalando a cada etapa dos procedimentos executados. A título de informação, abaixo segue o POP do Laveco para a devida higienização do lavatório:
POP – HIGIENIZAÇÃO DO LAVECO – Procedimento Operacional Padrão
- Vestir Luvas de borrachas descartáveis para a realização dos procedimentos
-em caso de presença de resíduos dentro da cuba/pia, realizar a remoção e descartar adequadamente;
-Utilizar um pano umedecido com água e detergente e realizar a limpeza da cuba;
-enxaguar a cuba/pia do lavatório com água limpa e ou pano úmido; -secar com pano limpo;
- higienizar a cuba/pia com um pano umedecido com álcool. Por questão de segurança, praticidade e economia, recomenda-se o uso do álcool gel isopropílico 70% *
-promover o descarte dos panos utilizados na operação, acondicionando- os emrecipientes ou sacos plásticos que devem estar de acordo com as normas regulamentares pertinentes.;
- repetir os procedimentos anteriores no recipiente superior de armazenamento de água potável e também nas 4 faces do gabinete do lavatório;
- retire as luvas e descarte em local apropriado;
- aplique uma pequena quantidade de álcool na palma de uma mão; -esfregue uma mão na outra firmemente por aproximadamente 30 segundos ou até elas estarem completamente cobertas pelo álcool e ele começar a evaporar.
* O álcool é um desinfetante importante para o ambiente assistencial e um anti-séptico excepcional, por possuir características microbicidas direcionadas aos microrganismos mais freqüentes, possuir fácil aplicabilidade, baixo custo e reduzida toxicidade.
O álcool é classificado como desinfetante de nível intermediário e devido à praticidade de uso, é encorajada a sua aplicação na desinfecção de superfícies de mobiliários e equipamentos, termômetros, bandejas de medicação, ampolas e frascos de medicamentos, fibra óptica de endoscópios, etc.
Tipo de filtro
O filtro utilizado no lavatório é um filtro desenvolvido pela própria indústria Laveco. O filtro tem como finalidade reter possíveis partículas sólidas e realizar um tratamento da água para que seja eliminado as bactérias e odores no tempo de armazenamento antes do descarte da água. O filtro conta com as seguintes composições de substâncias químicas: 94,4% de Tricloro-S-Triazina-triana (86,5% de cloro ativo) + 1,6% de Sal sufarácido cúprico + 4,0% de Clarificante.
Tempo de troca do filtro
Recomenda-se a troca do filtro a cada 6 meses.
ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO:
CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AS INFORMAÇÕES SOBRE O TERMO DE GARANTIA



